Tratamento de Ceratocone

Ceratocone

Ceratocone é uma doença da córnea que afeta principalmente pessoas jovens, com maior progressão durante a adolescência. Geralmente é bilateral, mas se apresenta de forma assimétrica, isto é, um olho é pior que o outro.

O que é a Ceratocone?

É uma doença da córnea que afeta principalmente pessoas jovens, com maior progressão durante a adolescência. Geralmente é bilateral, mas se apresenta de forma assimétrica, isto é, um olho é pior que o outro. Com o desenvolver da doença, ocorre um afinamento da córnea o que faz com que o seu formato mude, deixando-a mais “bicuda”.

Quais os sintomas?

A córnea, por ser a lente mais forte que temos no nosso olho, ao alterar seu formato, temos uma piora na visão. Normalmente o paciente apresenta um astigmatismo alto e tem que trocar os óculos muito frequentemente pelo aumento do grau (o que sinaliza a progressão da doença).

Como o ceratocone se desenvolve?

O ceratocone é uma doença multifatorial, ou seja, para desenvolvê-la, é necessário que vários fatores trabalhem juntos. A predisposição genética e o hábito de coçar os olhos são os mais importantes fatores. Junho violeta é a campanha para conscientização do ceratocone e sobre a importância de não coçar os olhos!

Como sei se tenho ceratocone?

Para fazer o diagnóstico, é preciso um exame clínico minucioso e de exames complementares, como a tomografia da córnea.  A tomografia de córnea é um exame importante para o diagnóstico, planejar o tipo de tratamento que pode ser realizado e fazer o acompanhamento, avaliando se há ou não progressão da doença.

Como é feito o tratamento?

O tratamento é dividido em dois pilares: o primeiro visa parar a progressão da doença e o segundo é destinado à melhora da qualidade visual.
Para parar a progressão, tem-se principalmente o crosslinking, um laser que acaba tornando a córnea mais rígida e, por isso, estabilizando o ceratocone. Para a melhora da acuidade visual, pode-se lançar mão dos óculos para casos mais iniciais e de lentes de contato rígidas e anel intraestromal nos casos intermediários.

Descobri que tenho ceratocone e agora? Preciso realizar transplante de córnea?

O transplante de córnea é indicado apenas para os casos mais avançados, em que os outros tratamentos não foram possíveis. Ecistem dois tipos que podem ser realizados para quem tem ceratocone: o transplante penetrante, no qual toda a córnea é trocada e o transplante de córnea lamelar anterior (DALK), no qual se troca a camada mais anterior da córnea, reduzindo a taxa de rejeição do transplante.